"Somos servos do Altíssmo, propagadores de uma mensagem que otempo não destruiu e nunca destruirá, nem as artimanhas do inimigo; a mensagem é que Jesus Cristo é o Senhor e reina soberano sobre as nossas vidas".

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

QUAIS AS MINHAS PRIORIDADES? Por Alan Costa da RCC da Arquidiocese de Vitória - ES


Tantos ministérios e bandas têm se perdido por não saberem definir suas prioridades. Qualquer área de nossa vida sem prioridade desanda. Vivem sem prioridades é viver sem disciplina. Uma vida sem a disciplina trazida pela priorização, corre sério risco de ser vivida erradamente, onde investimos tempo naquilo que não edifica e não irá nos trazer o retorno esperado. O assunto tende a piorar quando o trazemos à ótica do serviço a Deus. Um dos serviços dentro da Renovação Carismática Católica é feito pelos Ministros de Música. Fiz questão de classificá-los assim, pois ser um Ministro é muito mais que ser um simples músico. Classificar alguém que foi separado pelo próprio Deus apenas pelo seu dom técnico, é subestimar esta escolha, tornando-a apenas um “servicinho” ou um “passa tempo” e não um ministério. Para priorizar algo eu preciso, antes de qualquer coisa, entender a real importância de cada uma das coisas com as quais tenho convivido diariamente. Sem esta classificação é impossível qualquer atitude de priorização.
Tantos irmãos ministros de música têm se gastado em prol de objetivos tão vazios que fica nítido que ali faltou formação e consequentemente prioridades. Tantos ministros de música têm feito de seus CDs, composições e shows seu maior tesouro e marca registrada. Tantos “ministérios” têm usado com má fé a imagem da RCC e também da Igreja de Cristo com objetivos egoístas de crescimento próprio e até mesmo de enriquecimento material. O Grupo de Oração deixou de ser prioridade na vida de muitos irmãos chamados ao Ministério de Música. Muitos ministérios nascem com o total apoio operacional, financeiro, formacional e principalmente espiritual de um Grupo de Oração e consequentemente da Renovação Carismática Católica, pois não há como falar de Grupo de Oração sem falar de RCC, ainda mais que não existe RCC sem Grupo de Oração! E depois de nascerem com total apoio da RCC, através de sua célula mais viva e importante que é o Grupo de Oração, estes ministérios simplesmente debandam e renegam todas as raízes, deixando os grupos sedentos e sem música. Uma das faces mais chamativas da RCC é sem dúvidas a música. Arrisco-me a dizer que a música tem sido uma face de queda para muitos grupos também, devido a atitude mesquinha e egoísta de alguns irmãos que não aprenderam o básico: a traçar suas prioridades.
Qual seria a prioridade de um músico, que serve a Deus dentro de um Grupo de Oração? A resposta é: a prioridade do músico deve ser o Grupo de Oração e tudo que o cerca, como: vida de oração, Eucaristia, obediência e amor à Santa Mão Igreja Católica Apostólica Romana, vivência sacramental, amor à Palavra e Deus e por aí vai. Se um servo de Deus não vive sobre estes pilares, ou seja, se ele vive fora do grupo de oração, sinceramente este servo não pode dizer ou usufruir da imagem da RCC pois isso seria agir de má fé. É muito fácil um ministério de música crescer dentro de um grupo de oração e depois, simplesmente abandonar tal grupo sem antes ter formado pessoas para os substituírem. Os músicos se vão e com eles se vai parte da “vitrine” de um grupo de oração que é a musicalidade inspirada pelo Espírito Santo. Não estou afirmando que um grupo de oração irá acabar se não tiver música. Um grupo só acaba se Deus assim o quiser. Porém os ministérios de música que têm “crescido” e abandonado os grupos de oração nem sempre o fazem por vontade de Deus, pois o Senhor não descobre um santo pra cobrir outro. O que tem acontecido com frequência é a total falta de prioridade que leva a uma maior falta ainda de comprometimento por parte destes ministros, que colocam tantas outras coisas e situações na frente dos planos de Deus e que acabam se perdendo por completo. Vejo muitos ministérios gravando seus CDs, evangelizando fora de suas dioceses, alçando voos cada vez mais altos, porém nem todos sabem lidar com isso. Tudo isso é importante e deve ser buscado e priorizado pelo ministério de música, porém em seu devido lugar: sempre atrás dos planos de Deus e nunca na frente! E o maior plano de Deus para a RCC é que os Grupos de Oração tornem-se local de um novo e perene Pentecostes em cada uma das reuniões de oração! E o Ministério de Música é parte integrante disso! Se a prioridade do ministro de música não for ser um instrumento poderoso nas mãos de Deus, então as prioridades precisam ser revisadas com certeza. Tantos ministros de música tornaram-se meros músicos e nem têm mais frequentado seus grupos de oração com o pretexto de que têm tido muitas missões. Missões em nome de quem? Enviadas por quem? Como alguém que não comunga da espiritualidade da RCC pode sair por aí falando em nome da RCC? A isso dá-se o nome de desobediência.
Portanto, amigos ministros de música, está na hora de assumirmos nosso posto de escolhidos de Deus e deixarmos de inventar pretextos para fugir dos planos deste mesmo Deus. Chega de vivermos à margem daquilo que nos ensina a RCC. Chega de priorizarmos tantas outras coisas fora do plano de Deus para nós. Chega de imitarmos tantos músicos que se dizem de Deus e em nome desta falsa evangelização passam meses sem a Santa Eucaristia, semanas e mais semanas mergulhados em turnês onde o único objetivo é mostrar suas técnicas. A técnica sozinha não salva ninguém. O que salva é a comunhão divina entre técnica e unção. Isso sim transforma o músico em Ministro de Deus, apto a evangelizar não com seu som, mais com sua vida! Por isso sonhe bastante em seu ministério, mais antes permita que os sonhos de Deus sejam sonhados também por vocês. E o sonho de Deus é que o Espírito Santo se espalhe por todo o mundo fazendo com que Jesus Cristo seja amado, adorado e conhecido! Não se deixe enganar! Volte para seu grupo de oração enquanto há tempo!

Paz e bem!

Alan Cota.
Conselheiro Arquidiocesano da RCC de Vitória-ES
Padrinho do Ministério de Música Arquidiocesano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário