"Somos servos do Altíssmo, propagadores de uma mensagem que otempo não destruiu e nunca destruirá, nem as artimanhas do inimigo; a mensagem é que Jesus Cristo é o Senhor e reina soberano sobre as nossas vidas".

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O PODER DA MÚSICA! Por Frei Jonas, vocalista do Ministério ORE

"O transformar-se em música da Palavra é por um lado encarnação, um atrair a si forças pré-racionais e metarracionais, que se tornam também sensíveis; o atrair a si o som escondido da criação, o descobrir o canto que repousa no fundo das coisas. Mas assim este mesmo transformar-se em música é já também tornar-se movimento: não é só encarnação da Palavra, mas ao mesmo tempo, espiritualização da carne. A madeira e o metal tornam-se som, o inconsciente e o indistinto tornam-se sonoridade harmoniosa, repleta de significado" (Ratzinger J., Cantate al Signore un canto nuovo, Jaca Book 1996, p.148).
É com estas palavras de Sua Santidade Papa Bento XVI, que inicio meu primeiro artigo para este blog. Na realidade sempre quis escrever, mas ainda não tinha me colocado em oração para que isso acontecesse e fossem palavras de edificação para a vida do ministeriados de música.
O trabalho de um músico se assemelha muito ao de um escultor que transforma a pedra bruta em peça de beleza grandioso, percebível pelos olhos carnais e pelos olhos espirituais. A música tem este mesmo processo onde a letra, em forma de texto, passa por um processo de ajustamento tanto na escrita (gramática), como na forma apresentacional, esteticamente ou sonoricamente falando.
É um processo onde as mãos e razão humanas são insuficientes, pois o homem constrói o palpável que na maioria das vezes absorve o próprio palpável e o batível; quando se tratam de atingir esferas extra-corpóreas, dimensões além humanas, que ultrapassam o pensar, que por mais que se esforce para ultrapassar não se é conseguido. Aí é que entra a ação de Deus que coloca a sua destra sobre a mão humana, num envolvimento que se faz um processo de união e nesta hora o homem se faz co-criador também, pois o resultado final é um produto que surge das mãos do homem, mas, enraizado no coração chagado de Jesus Cristo.
A música é a mais alta compreensão do que é o homem e seu papel fundamental no meio da humanidade. É deixar que Deus passeie com leveza numa vida que é e não é parte de sua constituição.
Musicar a vida é querer aliviar vida, pois transporta minúsculos ao grandioso universo do prazer total, onde as dores passam a não ser e o ser passa a existir a na sua maior potência; a vida se refaz e as forças tornam seu vigor inicial e apartir de então se passa a crer que se pode ser feliz e acima de tudo: ser de Deus!!!
Por Frei Jonas Dias, vocalista da banda ore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário