"Somos servos do Altíssmo, propagadores de uma mensagem que otempo não destruiu e nunca destruirá, nem as artimanhas do inimigo; a mensagem é que Jesus Cristo é o Senhor e reina soberano sobre as nossas vidas".

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

E SE EU FICAR ROUCO(A)? O QUE EU FAÇO? Por Karla Fioravante dos Cantores de Deus



Você foi convidado (a) pelo pároco para uma grande celebração, na qual fará uma apresentação solo em um determinado momento. Que graça de Deus! E no dia da apresentação... Você amanhece rouco(a)!...
Seu ministério de música vai tocar, é um evento com muitas pessoas buscando ser evangelizadas! Você canta sozinho(a) a maior parte das músicas e não mais que de repente: onde está sua voz? Gripe!
Eis a sua chance! Você foi convidado(a) para uma apresentação na qual vai poder mostrar as canções que há anos você compôs! É um evento no qual se farão presentes pessoas que poderão dar a você uma oportunidade de gravar, de ter seu CD... E bem no dia, você amanhece gripado(a), sem voz, fanho (a)... E agora?
Quantas e quantas vezes você já passou por isso? Algumas, presumo! Quem canta, trabalha com a voz, faz locução, atores e atrizes, sempre estão expostos (as) a viver esses imprevistos! Mesmo os instrumentos musicais rebentam cordas, desafinam, quebram... Imagine o ser humano!?
Há pessoas, que em fase de grande apreensão, ansiedade e choque emocional, perdem a voz! E há as formas mais habituais (gripes, rouquidão) de se perder a voz, inclusive quando falamos muito alto em ambientes com grande poluição sonora (bares, discotecas, shows). Em nosso desespero recorremos àquelas receitas milagrosas para que nossa voz volte! Apelamos para as pastilhas, spray de própolis, gengibre, limão, vinagre e sal em gargarejo, balas de hortelã, chá preto, bebidas alcoólicas, entre outros. Esses recursos caseiros só fazem piorar o estado da voz, podem até possuir efeitos anestésicos para mascarar o problema temporariamente, mas só prejudicam mais ainda as pregas vocais!
Para cuidar da sua voz é preciso que você sempre a hidrate antes de qualquer apresentação. Antes do uso da voz é recomendável que você coma maçã, beba muita água. Acompanhados de exercícios de respiração e vocalises.
Fazer um gargarejo de água morna com uma pitada de sal pode ajudar, pois o calor dilata os vasos e o sal tem efeito anticéptico. Exercícios físicos e de condicionamento também ajudam muito a resistência da voz. Alongamento, relaxamento também contribuem para reduzir a tensão vocal.
Se você tiver predisposição a choque térmico, evite ingerir alimentos e líquidos muito gelados, pois pode ocasionar rouquidão. Cuide bem de sua voz. E se calhar de ocorrer os fatos citados inicialmente mantenha a calma, aquiete seu coração, não force sua voz, respeite seu corpo. Outras oportunidades virão e você saberá aproveitá-las da melhor forma; tenho certeza disso!


Dite de origem: portalkairos

Nenhum comentário:

Postar um comentário