"Somos servos do Altíssmo, propagadores de uma mensagem que otempo não destruiu e nunca destruirá, nem as artimanhas do inimigo; a mensagem é que Jesus Cristo é o Senhor e reina soberano sobre as nossas vidas".

sábado, 18 de setembro de 2010

PADRE PIO, UM SANTO ENTRE NÓS! Por Luís Felipe da equipe Tau Francisco



Há 112 anos num pequeno vilarejo da Itália, no dia 25 de maio, nascia uma pequena criança que se tornaria um grande homem. Grande não por si, mas por ter morrido para si para que Aquele que tudo pode, Se mostrasse a todos.
Esta pequena criança, batizada com o nome de Francesco – Francisco – caminhou desde muito jovem na retidão e no amor a Jesus. Certa fez quando perguntado – ainda criança – se podia ver Jesus e Maria, respondeu com simplicidade: Sim! E você, não? Resposta inocente e profunda de quem quer dizer: Como não ver Jesus e Maria cada dia de nossas vidas quando se tem um coração puro como recomendou Jesus no sermão da montanha (Mt 5)? Mas de fato, o modo como essa criança via a Deus era sempre diferente.
23 anos mais tarde, no dia 10 de agosto, este jovem religioso – agora chamado Pio ou “piucho” para os amigos – sela com Deus um compromisso que se revelará no caráter adquirido neste mesmo dia: Frei Pio é ordenado sacerdote na catedral de Benevento. Caráter indelével; marca eterna impressa no coração de quem se entregou a vida toda a Deus. O sacerdote é aquele, como diz a etimologia da palavra, que oferece o dote sagrado, ou seja, o sacerdote oferece o próprio Cristo cada dia em oblação e para atualizar aquele sacrifício da Sexta-feira Santa.
Além de oferecer a Cristo, aliás, para que essa oferenda tenha eficácia plena – não que Deus dependa do homem para ser eficiente – é necessário que o oferente e a oferenda sejam um!! Sacerdote e Cristo, um e mesmo homem! Coisa sublime e mistério vivido sobremaneira na pessoa desse frágil e pequeno frade/sacerdote franciscano. Deu sua vida com expiação de muitos. Não porque tivesse méritos, mas queria unir sua vida aos méritos do sacrifício de Cristo para que ele também fosse uma oferenda agradável a Deus! O padre Pio de tal modo se uniu a Cristo em seu sofrimento que, a 21 de setembro de 1918, recebera as próprias chagas de Cristo em seu pobre corpo.
Cada madrugada celebrava a santa missa às 3h. Passava em média 10h confessando a multidão ora ávida por conhecer Jesus e se reconciliar de seus pecados, ora apenas curiosa. Em nenhum momento de sua vida chamou a atenção para si. Expulsou aqueles que o tinham como santo! Santo?!?! Só Deus é santo, respondia o padre! “Amai a Nosso Senhor e Nossa Senhora e sejam-lhes fiéis”, dizia sempre o Pe Pio. Soube calar quando foi perseguido sabendo que também o Senhor fora perseguido. Em tudo deu graças a Deus, mesmo sofrendo muito. Nunca deixou de ser um frade, padre e amigo brincalhão e simples que era, mesmo durante a “noite escura do corpo e da alma”. Modelo para os sacerdotes de ontem e de hoje de como deve ser a entrega em prol do povo de Deus sem que Deus seja perdido, ou seja, no amor aos seus filhos e filhas espirituais, sabia que não eram seus, mas de Deus e por isso devia cuidá-los com muito mais zelo e entrega. Não poupou esforços para ajudar os doentes – chegando a ser  o principal responsável pela construção de um hospital que se tornaria referência na Itália no atendimento aos pobres – e necessitados, mas nunca tornou-se prosélito ou assistencialista. Apenas queria que os filhos amados de Deus pudessem viver a dignidade de filhos e filhas do mesmo Pai. Soube amar a Nossa Mãe de maneira sublime, oferecendo-lhe inúmeros rosários diários como prova de amor. Bem, poderia citar, talvez, até milhares de milagres e fatos aqui....mas isso seria pouco diante da grandeza desse pequeno frade.
Ser devoto de Pe Pio para mim, significa ter em mente que o seguimento radical de Jesus e, nossos dias é mais que possível. Ver e rever a sua última Santa Missa gravada; vê-lo desmaiar após a benção final; saber que logo depois recobrara a consciência e que serenamente esperava a “irmã morte”, mostra-nos que não segue quem não quer se comprometer com a Cruz de Cristo. Mostra que quem não quer seguir, constrói sua própria religião de faz de conta e se esquece de imitar os passos do verdadeiro e único Deus.
Padre, interceda do céu junto a nós e peça a Jesus que nos perdoe por não o seguirmos como tu o fizera na escola de Maria; venha  com seu olhar doce e sereno de quem sempre soube que após a tribulação viria a bonança e faz-nos serenos e perseverantes na caminhada; que seu cheiro espalhe sobre o mundo – quem conhece a devoção ao Pe, sabe o que o cheiro quer dizer -, lembrando-nos de que amar Jesus e Maria é a maior graça possível neste mundo! Interceda por nós meu querido padre Pio!
Papa Paulo VI: "Veja que fama ele alcançou! Que clientela mundial reuniu em torno de si! Mas por quê? Por que era um filósofo? Por que era um sábio? Por que dispunha de meios? Não, mas porque rezava a Missa humildemente, confessava de manhã à noite; era, difícil de dizer, representante estampado dos estigmas de Jesus. Era um homem de oração e de sofrimento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário