"Somos servos do Altíssmo, propagadores de uma mensagem que otempo não destruiu e nunca destruirá, nem as artimanhas do inimigo; a mensagem é que Jesus Cristo é o Senhor e reina soberano sobre as nossas vidas".

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

"ESPÍRITO SANTO: O GRANDE CANTOR!" Por Henrique Benvenutti da Com. Chagas de amor


O que faz do nosso canto um instrumento no processo de evangelização? Como que a música que cantamos tem o poder de converter almas?
Nós sabemos que somos pecadores, e que todos temos fraquezas, então, diante das nossas fraquezas e de nossos pecados, como algo que sai de nós pode tocar o coração de alguém e fazer com que essa pessoa se volte a Jesus? Que força é essa que nos invade e faz com que passemos a agir não por nós, mas de acordo com a vontade de Deus?
As respostas de todas essas perguntas, quem nos dá é o próprio Jesus. Essa força é aquela que Ele, o nosso senhor, enviou aos discípulos antes de sua ascensão aos céus:
“Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o pai fixou em seu poder, mas descerá sobre vós o Espírito santo e os dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia e Samaria e até os confins do mundo” (Atos 1,7-8).
Podemos notar que Jesus antes de subir aos céus e confiar a missão de levar a sua boa nova aos discípulos, revela que fará descer sobre todos eles o Espírito santo, e como conseqüência da descida desse Espírito santo eles terão força e dessa forma serão testemunhas. Ou seja, a força que nos faz ser testemunhas de Cristo, abrangendo aqui também a música e o canto que são formas de evangelização, é o Espírito santo.
O Espírito santo é o que nos torna capazes, mesmo diante da nossa fraqueza e pequenez, de levar o evangelho de Cristo e de fazer com que o nosso canto e a nossa música chegue aos corações levando à conversão.
É preciso que saibamos que cantos bem feitos, afinados, estudados, ensaiados são muito importantes, já que estamos nessa Terra para sempre dar o melhor de nós a serviço de Deus, porém, mais importante ainda é a necessidade de ter um canto conduzido pela graça do Espírito santo.
Um belo canto pode atrair os ouvidos, mas um belo canto conduzido pelo Espírito santo atrai não somente os ouvidos, mas a alma, o coração. É esse o trajeto que a nossa música deve percorrer: o belo e o ungido.
A beleza atrai, chama a atenção de modo que faz com que todas as atenções se voltem para o que é belo, a beleza do canto abre os ouvidos para a entrega, porém se está só, a beleza é passageira. Já a unção tem o papel fundamental de fazer com que a mensagem ouvida através do que é belo fique marcada dentro dos corações. Um canto sem a unção é como um autofalante que só faz barulho. É o que nos explica João Paulo II, quando escreveu sua carta aos artistas:
“Enquanto busca do belo, fruto duma imaginação que voa mais acima do dia-a-dia, a arte é, por sua natureza, uma espécie de apelo ao Mistério. Mesmo quando perscruta as profundezas mais obscuras da alma ou os aspectos mais desconcertantes do mal, o artista torna-se de qualquer modo voz da esperança universal de redenção”.
Toda arte, principalmente aquela que é feita para a evangelização, leva ao grande artista que é o Espírito Santo. Ele é o grande cantor, aquele que canta em nossas almas o que devemos cantar ao mundo, Ele faz de nós melodias agradáveis aos olhos do Pai. Sem o Espírito Santo, o canto perde todo o sentido e passa ser somente mais um canto, como todos os outros. Clamemos todos os dias a graça do Espírito Santo sobre a nossa vida, e dessa forma, a nossa música será agradável aos ouvidos de Deus e do próximo.
É assim irmãos, que devemos agir diante da nossa missão, sendo totalmente dependentes do paráclito, daquele que desceu dos céus para o nosso auxílio em levar a palavra do Altíssimo. Não seja o nosso serviço apenas barulho, seja força, amor e motivo de conversão! O Espírito Santo estará conosco e nos dará essa graça.

Escrito por Henrique Benvenutti
Consagrado da Comunidade Católica Chagas de Amor
 Site desta postagem Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário